Gloria Estefan: um ícone musical que marca todas as gerações
This article appeared in modernmic.com and has been published here with permission.

É indiscutível que Gloria Estefan é um ícone, não só na música, mas também na comunidade latina dos Estados Unidos. A cantora cubano-americana alcançou o auge da indústria graças ao seu extraordinário talento e à sua capacidade de se relacionar com o público. Com três prémios Grammy, cinco Grammys Latinos e mais de 75 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo, a sua carreira é inspiradora. Além disso, Gloria tem partilhado a sua história, cheia de amor pela música, revelando mesmo alguns dos seus momentos mais difíceis.
A sua família
O nome verdadeiro de Gloria Estefan é Gloria María Milagrosa Fajardo García. Ela nasceu em Havana, Cuba, em 1 de setembro de 1957. É filha de José Fajardo e Gloria García. Os seus avós maternos eram imigrantes espanhóis em Cuba; o seu avô, Leonardo García, tinha vindo de Pola de Siero, nas Astúrias, onde casou com a sua avó, que era de Logroño.

Antes da Revolução Cubana, o seu pai era soldado e guarda-costas da mulher de Fulgencio Batista. Aos 16 meses de idade, a família deixou Cuba e instalou-se em Miami, num pequeno apartamento perto do Orange Bowl. O seu pai participou na invasão da Baía dos Porcos.