Gloria Estefan: um ícone musical que marca todas as gerações

This article appeared in modernmic.com and has been published here with permission.

É indiscutível que Gloria Estefan é um ícone, não só na música, mas também na comunidade latina dos Estados Unidos. A cantora cubano-americana alcançou o auge da indústria graças ao seu extraordinário talento e à sua capacidade de se relacionar com o público. Com três prémios Grammy, cinco Grammys Latinos e mais de 75 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo, a sua carreira é inspiradora. Além disso, Gloria tem partilhado a sua história, cheia de amor pela música, revelando mesmo alguns dos seus momentos mais difíceis.

A sua família

O nome verdadeiro de Gloria Estefan é Gloria María Milagrosa Fajardo García. Ela nasceu em Havana, Cuba, em 1 de setembro de 1957. É filha de José Fajardo e Gloria García. Os seus avós maternos eram imigrantes espanhóis em Cuba; o seu avô, Leonardo García, tinha vindo de Pola de Siero, nas Astúrias, onde casou com a sua avó, que era de Logroño.

A sua família

Antes da Revolução Cubana, o seu pai era soldado e guarda-costas da mulher de Fulgencio Batista. Aos 16 meses de idade, a família deixou Cuba e instalou-se em Miami, num pequeno apartamento perto do Orange Bowl. O seu pai participou na invasão da Baía dos Porcos.

O seu pai foi capturado

O pai de Gloria Estefan, José, foi capturado e preso em Cuba durante quase dois anos pelo seu primo, membro do exército de Fidel Castro, após o fracasso da invasão da Baía dos Porcos em 1961.

O seu pai foi capturado

José fazia parte de um grupo de refugiados cubanos que apoiaram os Estados Unidos na sua tentativa de derrubar Castro durante esta invasão. Depois de regressar da Guerra do Vietname, José ficou doente com esclerose múltipla, possivelmente devido à exposição ao Agente Laranja. Gloria tomou conta dele.

O que é que a Glória estudou?

Gloria frequentou a St. Michael-Archangel School e a Our Lady of Lourdes Academy em Miami, onde foi membro da organização estudantil National Honor Society. Em 1979, Gloria obteve um diploma de bacharel em psicologia pela Universidade de Miami.

O que é que a Glória estudou?

Durante os seus anos de faculdade, trabalhou no Departamento de Alfândega do Aeroporto Internacional de Miami, onde fazia traduções de francês e inglês. No entanto, os seus estudos estavam sempre em primeiro lugar. Foi durante os seus estudos que o seu pai regressou do Vietname e adoeceu.

Trabalhaste para a CIA?

Desde jovem, destacou-se pelo domínio de várias línguas e, na sequência do seu bom desempenho no serviço de alfândegas, a CIA propôs-lhe trabalhar com eles, propondo-lhe que fizesse a sua formação em Atlanta. A agência sublinhou o seu perfil discreto e garantiu-lhe que nunca ninguém suspeitaria dela.

Trabalhaste para a CIA?

No entanto, a sua mãe, preocupada com os perigos que este trabalho poderia acarretar e tendo em conta o sofrimento que Glória já tinha vivido com o pai, convenceu-a a recusar a oferta, o que acabou por fazer.